artigos e ensaios - 1993 / Mariza Peirano

Encontro de desbravadores.

Resenha do livro "Duas Conferências", de Gilberto Velho & Otávio Velho

A antropologia feita no Brasil tem como uma de suas características marcantes o fato de que a maioria dos pesquisadores se insere na tradição da disciplina, fundada teoricamente no estudo de grupos indígenas e a este associada ao senso comum, para esclarecer ou elucidar diferentes aspectos da sociedade brasileira de forma mais geral.

Este é o caso de Gilberto Velho e de Otávio Velho, que neste pequeno Duas Conferências, expõem o estado atual de suas reflexões que tiveram início nos anos 70, um como pioneiro dos estudos antropológicos sobre camadas médias urbanas, o outro como desbravador do estudo sócio-antropológico das frentes de expansão. As conferências reúnem, portanto, textos de dois antropólogos, por acaso irmãos, que influenciaram e contribuíram para a consolidação da área no país através de seu trabalho, das diversas teses e dissertações que orientaram, de atividades editoriais, e não menos, posto-chaves de decisão da política científica que ocuparam. Além de valor intrínseco aos temas debatidos nas conferências, trata-se então, de textos que documentam duas carreiras consolidadas e particularmente bem sucedidas entre os cientistas sociais brasileiros.

É uma pena que a estas duas conferências não estejam anexados os memoriais apresentados à banca examinadora que arguiu e aprovou os conferencistas como novos professores titulares do Museu Nacional da UFRJ. Os memoriais formam um gênero no qual o cientista discorre livremente sobre sua vida acadêmica. Talvez por esta razão ainda não sejam considerados próprios para divulgação mais ampla, já que, pelas regras implícitas do meio social acadêmico, podem por em questão a idealizada objetividade do mundo científico e ferir os padrões de humildade que devem pautar a vida do pesquisador. Contudo, no caso em questão, eles ajudariam a deixar mais claras as diferentes apropriações que dois cientistas sociais fizeram na mesma época, com a mesma formação básica e influenciados por preocupações semelhantes. Leia na íntegra...