artigos e ensaios - 2000 / Mariza Peirano

Continuidade, integração e horizontes em expansão

Entrevista com Stanley Tambiah

Stanley Jeyaraja Tambiah nasceu em 1929, no antigo Ceilão, atual Sri Lanka. Graduou-se na Universidade do Ceilão (hoje, Peradeniya) e obteve seu doutorado em sociologia na Universidade de Cornell, em 1954. Trabalhou como assessor da UNESCO na Tailândia entre 1960 e 1963, quando ingressou como lecturer no King's College da Universidade de Cambridge. Em 1973, tornou-se professor da Universidade de Chicago e, em 1976, da Universidade de Harvard, onde se encontra até hoje. É membro da National Academy of Sciences e do National Research Council's Committee for International Conflict Resolution. Em 1991, recebeu, da Universidade de Chicago, o título de doutor honoris causa.

Esta entrevista foi concedida a Mariza Peirano, em 29 de novembro de 1996, na Universidade de Harvard, logo após o retorno de Tambiah de uma visita feita ao Brasil, onde foi um dos conferencistas do XX Encontro Anual da Anpocs.

Peirano: Dada a sua formação, em que momento você percebeu que tinha se tornado um antropólogo?

Tambiah: Em Cornell, eu estava em um Programa de Pós-Graduação que era uma combinação de sociologia, antropologia e psicologia social. Isso ocorreu logo após a Segunda Guerra Mundial, e nessa época vários departamentos, que posteriormente se separaram, foram criados reunindo essas disciplinas. Minha identidade nessa fase em que concluí o doutorado era a de sociólogo. Meu principal professor em Cornell tinha sido Robin Williams, um sociólogo ex-aluno de Talcott Parsons que estava associado a Robert Merton e outros sociólogos dessa linha. Mas a antropologia era uma das minhas áreas de interesse e eu também estudei muita antropologia. Minha tese foi sobre o Sri Lanka, em uma combinação de estilos sociológico e antropológico.Leia na íntegra...