artigos e ensaios - 1995 / Mariza Peirano

Trilhas indianas da antropologia

"I am convinced that anthropology will be saved by those who have been its objects in the past, but only if they learn to look beyond the confines of their own cultures without losing the capacity to be themselves".

(Madan 1994: 134)

Neste momento em que a história da antropologia vem sendo focalizada de inúmeros ângulos - a ponto de, em muitos casos, se confundir a disciplina com sua própria história - o livro de T.N. Madan é essencial porque escapa a qualquer classificação anterior, apesar de seus vínculos com o tema das reconstruções intelectuais. Delicado na construção e sutil no argumento, Pathways não tem como objetivo uma visão historiográfica e nem tampouco pretende defender uma genealogia para a disciplina. Trata-se de um livro que procura exercitar um projeto de reflexividade por intermédio de uma visão que resulta da própria trajetória do autor. São as trilhas intelectuais e os desbravadores do pensamento antropológico que Madan encontrou em sua carreira que fornecem ao autor a configuração geral do livro. Essa configuração resulta em uma coleção de trabalhos escritos nos últimos vinte anos, organizados em dois grupos: o primeiro, a respeito dos pioneiros - "Pathfinders"; o segundo, sobre seus próprios experimentos na antropologia - "In search of a path".

O autor é o antropólogo que há quase trinta anos tornou-se o principal personagem da transferência da revista Contributions do Indian Sociology para a Índia. Fundada na Europa por Louis Dumont e David Pocock em 1957, dez anos depois, quando seus editores resolveram encerrar a publicação por considerá-la um empreendimento fracassado, um grupo de antropólogos indianos liderados por T.N. Madan empreendeu sua transferência para a Universidade de Delhi. Esse fenômeno ímpar na história da disciplina fez com que, no ocidente, T.N. Madan passasse a ser considerado o herdeiro indiano de Dumont. Sua auto-representação, contudo, mostra um projeto mais ambicioso: para Madan, Dumont é um dos desbravadores do campo, mas que se soma, em sua trajetória pessoal, a outros personagens que ele agora apresenta de maneira explícita ao público mais amplo através da Oxford University Press. Leia na íntegra...